É envolto em emoção e alegria que o recebo neste, também seu, espaço de opinião.
Aqui não se faz política. Não se põe em causa o bom-nome de personalidades e ou instituições.
Este espaço reveste-se apenas da importância para a publicação de opiniões construtivas acerca do desenvolvimento desportivo na região, com incidência em Marco de Canaveses.
Disponha!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

QUE PROJECTO DESPORTIVO?

Fruto da mudança imposta pelo eleitorado, surge em 2006, com “toda a cagança e toda a pujança” uma nova linha, um novo rumo para o desporto na Nossa Terra. UM MARCO NO DESPORTO!
Fomos brindados com o Gabinete do Desporto, o Concelho Municipal do Desporto, o Plano Desportivo Municipal, o Regulamento de Apoio ao Associativismo e a Iniciativas de Interesse Público Municipal, prometeu-se a Carta Desportiva Municipal.
Desabafamos, “finalmente regras, equidade, incentivos, transparência, rigor, isenção…PROJECTO!”
Volvidos quatro anos, temos menos Associações Desportivas com actividade, logo menos Marcoenses a praticar desporto.
Temos inúmeros melhoramentos desportivos feitos em Associações que nestes quatro anos não tiveram actividade.
Em 2006 competiam no campeonato amador do Concelho, 12 Associações Desportivas, actualmente nenhuma, pois não há o referido campeonato, faltando incentivos e PROJECTO.
Em relação a épocas passadas, vemos menos escalões de formação nas Associações Desportivas Marcoenses concorrentes ao programa de apoio ao Associativismo que competem nas provas sob a égide da Associação de Futebol do Porto.
Vemos escalões de formação a desaparecer, juniores de futsal em Alpendorada, juvenis, iniciados e escolas em Magrelos, iniciados em Vila Boa do Bispo, juniores de futebol em São Lourenço do Douro, toda a actividade desportiva em Várzea do Douro.
Perante isto e interpelado em Assembleia Municipal o responsável máximo pela pasta do desporto no Concelho, também Presidente da Câmara Municipal e do Concelho Municipal do Desporto, responde, “…soubemos pelos jornais do fecho da actividade desportiva do Várzea do Douro…”, “…decidi não renovar o Concelho Municipal do Desporto pois os clubes não se registaram…”.
Onde está o PROJECTO no qual as Associações se revejam?
Onde está o acompanhamento da actividade desportiva das Associações, para saber qual o destino dado aos subsídios atribuídos e evitar que sejam os órgãos de comunicação social a trazer a má noticia do fecho de portas?
A sabedoria popular desde longa data tem palavras sábias para tais afirmações, “Não olhes para o que faço, olha antes para o que eu digo”, “Se não podes com eles, junta-te a eles”!
Mais coragem, perspicácia e determinação se esperava!

Sem comentários:

Enviar um comentário