É envolto em emoção e alegria que o recebo neste, também seu, espaço de opinião.
Aqui não se faz política. Não se põe em causa o bom-nome de personalidades e ou instituições.
Este espaço reveste-se apenas da importância para a publicação de opiniões construtivas acerca do desenvolvimento desportivo na região, com incidência em Marco de Canaveses.
Disponha!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Frutos Desportivos

Ex.mos Sr.s, vejamos os frutos da política desportiva desenvolvida no Concelho de Marco de Canaveses;


Foram efectuados investimentos no Grupo Desportivo da Feira Nova – Ariz, para remodelação das instalações desportivas. Qual a prática desportiva desenvolvida por aquela associação? Não joga federada, não joga nos campeonatos amadores. Apenas abre as portas duas vezes por semana para aulas de ginástica.

Foram efectuados investimentos no Núcleo Desportivo e Recreativo Vilaboense – Vila Boa do Bispo, para remodelação das instalações desportivas. Qual a prática desportiva desenvolvida naquela associação? Não joga federada, não joga nos campeonatos amadores. Não tem actividade!

Esta época – 2009/2010, foram efectuados melhoramentos nas instalações desportivas da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Sande – Quinta dos Agros. Esta Associação encontra-se inscrita nos campeonatos distritais de futsal feminino, qual o uso do campo de futebol onde os melhoramentos foram efectuados, visto que este ano não haverá campeonato da LIMFA (futebol amador no concelho)?

Acta da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de 03/09/2009
Página 4, alínea d) “Atribuição de um subsídio de 5000 euros à Associação Desportiva e Cultural de Várzea do Douro para a remodelação das suas instalações desportivas.”.
Página 18, ponto 51, “deliberado por unanimidade atribuir o subsídio proposto pelo Sr. Presidente.”
Acta da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de 24/09/2009
Página 8, alínea o) “Atribuição de um subsídio mensal de 1600 euros à Associação Desportiva e Cultural de Várzea do Douro, com efeitos retroactivos a 1 de Julho de 2009 e até 30 de Junho de 2010.”.
Página 17, ponto 44, “deliberado por unanimidade atribuir o subsídio proposto pelo Sr. Presidente.”

Recentemente esta associação fechou portas alegando falta de apoios financeiros, não se tendo inscrito nos campeonatos distritais da Associação de Futebol do Porto.
Outros casos há;
Associação Cultural Recreativa Desportiva de Paredes de Viadores;
Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Sobretâmega;
Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Tabuado;
Grupo Desportivo de Tabuado

São já imensas as Associações Desportivas sem actividade neste concelho fruto dos gastos efectuados com as participações nos campeonatos distritais cujos custos são elevados e comparticipados em grande parte pela autarquia, deixando outras sem qualquer apoio, quer logístico quer financeiro.

Falta trabalhar na Carta Desportiva Municipal enunciada em Abril de 2006 , criando as condições condignas para a realização de campeonatos de futebol/futsal amadores, impondo regras para a participação concelhia nos mesmos, tendo como exemplos gratificantes os concelhos de Penafiel e Póvoa de Varzim, verdadeiros defensores e dinamizadores do desporto concelhio.

O poder está nas vossas mãos.
 
Endoçado ao executivo municipal da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Sem comentários:

Enviar um comentário