É envolto em emoção e alegria que o recebo neste, também seu, espaço de opinião.
Aqui não se faz política. Não se põe em causa o bom-nome de personalidades e ou instituições.
Este espaço reveste-se apenas da importância para a publicação de opiniões construtivas acerca do desenvolvimento desportivo na região, com incidência em Marco de Canaveses.
Disponha!

terça-feira, 26 de julho de 2011

FUTSAL NA LIMFA

Emanuel Moreira, vice-presidente da LIMFA para o futsal, faz um balanço de três anos de trabalho na implementação do futsal naquela organização.
Depois de na época 2009/2010 ter sido possível organizar um campeonato, taça, super-taça e jogos da selecção da LIMFA em futsal feminino, surgiu um período mais negro fruto do vazio directivo na LIMFA, com surgimento de eleições já tardiamente, o que levou a que as equipas Marcoenses sobreviventes na modalidade de futsal procurassem soluções no concelho vizinho de Penafiel, onde competiram na época 2010/2011.


Para Emanuel Moreira, “existem condições na Nossa Terra para que o futsal vingue no seio da LIMFA, pois só dessa forma é que esta instituição tem futuro, desengane-se quem pensar que o futuro da LIMFA é somente o futebol.” Neste contexto é urgente traçar uma estratégia futura para a modalidade e não esquecer a parte feminina que somente fará abrilhantar muito mais os pavilhões. Por exemplo: é importante que haja gente que se ocupe com o futsal no Concelho, uma maior envolvência por parte da Câmara no que diz respeito À formação quer de árbitros como de treinadores e demais agentes desportivos. Há pessoas que trabalham para o futebol, desalmadamente, também é necessário que surjam com o mesmo empenho para o futsal. Tem de haver uma estrutura sólida para o futsal. É hoje impossível ignorar que o futsal está num plano invejável, senão vejamos, no desporto escolar é de longe a modalidade mais praticada. As outras modalidades juntas não chegam ao futsal. Há pessoas mais antigas, os velhos do Restelo, que se calhar pensam que isto vai tirar gente ao futebol. Mas esse não é o problema. Existem muitos jovens que não saem de casa e do quarto e ficam agarrados às play stations, ou então saem nas noites de sexta e sábado para deambularem de bar em bar ali bem próximos à Sede de todas as decisões, a Câmara Municipal. É necessário investir em condições para que estes saiam de casa por razões saudáveis, para praticarem futsal, futebol ou outra coisa qualquer! Só que há pessoas que não entendem bem isto, porque o futsal não vem tirar espaço ao futebol. Os miúdos hoje não jogam na rua como em tempos remotos. Nas escolas o que é que temos? Temos pavilhões e/ou ringues, campos de futsal. O desporto escolar é futsal, não é futebol. Depois, é tudo uma questão de saber canalizar para uma modalidade ou outra consoante as apetências de cada um. Isso é com eles, ou com os professores ou os pais, desde que estes não lhes imponham as suas próprias vontades e frustrações por objectivos não alcançados na sua juventude. O ideal é que os pais consigam apoiar os filhos e acreditem de forma incondicional no sucesso destes, criando-lhes um ambiente tranquilo, em que se transmita afecto absoluto, independentemente dos resultados por estes alcançados.


Sendo o Concelho do Marco de Canaveses central e possuindo infra-estruturas, meios matérias e humanos ligados ao futsal, é perfeitamente possível agregar na LIMFA campeonatos de futsal com abertura aos concelhos vizinhos de Amarante, Baião e mesmo Penafiel.


Não esqueçamos que o passado é um dia de desempenho no futuro!