É envolto em emoção e alegria que o recebo neste, também seu, espaço de opinião.
Aqui não se faz política. Não se põe em causa o bom-nome de personalidades e ou instituições.
Este espaço reveste-se apenas da importância para a publicação de opiniões construtivas acerca do desenvolvimento desportivo na região, com incidência em Marco de Canaveses.
Disponha!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A INTERPELAÇÃO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL E QUE NÃO FOI SATISFEITA!

Ex.mo Sr. Presidente da mesa da Assembleia Municipal,
Ilustres Sr.ºs Secretários,
Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses,
Estimados Sr.s Deputados Municipais,
Digníssimos Sr.s Vereadores,
Respeitáveis órgãos de Comunicação Social,
Caríssimos Marcoenses,

Como cidadão nascido, criado, educado, residente e eleitor em Marco de Canaveses, rogo-me pelo tempo de antena que a Lei me confere para aqui, neste nobre espaço, interpelar todos vós sobre Desporto neste MARCO NO DESPORTO, de alguns.

Interpelo em particular o responsável máximo por tal matéria, o Ex.mo Sr. Dr. Manuel Moreira, Presidente do Executivo Municipal que avocou a si, de entre outras, a pasta do Desporto.
Interpelo também o presidente do Conselho Municipal do Desporto criado e empossado em Abril de 2006, na pessoa do Ex.mo Sr. Dr. Manuel Moreira.

Os Marcoenses necessitam saber de V.ªs Ex.ªs;
A politica eclética assumida e defendida por este executivo municipal é para manter no futuro, onde é possível assistir, sem beliscar o bom-nome, idoneidade e competência dos envolvidos, que no início de uma época desportiva se celebrem dois protocolos de cooperação para o desenvolvimento desportivo, (sendo um destes para um período de 12 meses), com uma Associação Desportiva Marcoense, no valor total de sensivelmente €25.000,00 (vinte e cinco mil euros) para ver essa mesma Associação Desportiva a encerrar portas no final da época desportiva, decorridos os 12 meses?
É para manter esta linha de celebração de protocolos e atribuição de subsídios sem projectos?

1 – A 08 de Abril de 2006, tomou posse o Conselho Municipal de Desporto. Órgão ao qual compete, de entre outras, colaborar com a Câmara Municipal para a definição e elaboração da Carta Desportiva Municipal.
A Nossa Terra, Os Marcoenses necessitam saber de V.ªs Ex.ªs;
Decorridos 4 anos, a Carta Desportiva Municipal vai ser uma realidade? Quando?

2 – O Marco de Canaveses dispõe de duas Associações Desportivas que se encontram a competir nos campeonatos Nacionais das 1.ªs divisões, nas modalidades de futsal e andebol.
Por coincidência, ou não, são ambas as associações, da mesma freguesia, Alpendorada e Matos.
Esta freguesia não dispõe de condições condignas necessárias às exigências dos aludidos campeonatos bem como lhes possibilitem as melhores condições de trabalho de progressão contínuo.
Os Marcoenses necessitam saber de V.ªs Ex.ªs;
Verá esta freguesia o merecido tratamento por parte deste executivo na dotação de equipamentos desportivos que dêem resposta às associações, à população e que dignifiquem o nome Marco de Canaveses diante das entidades, associações, federações e órgãos de comunicação social nacionais que a este se desloquem?

3 – Recentemente a Nossa Terra viu dois jovens elevar bem alto o nome Marco de Canaveses, ao sagrarem-se campeões nacionais de ciclismo, João Pinto em Juvenis e Pedro Pinto em iniciados. A estes, a minha palavra de admiração.
A única e merecida homenagem que este executivo pode fazer a estes jovens, ao clube onde os mesmos trabalham, aos que neles acreditam e apostam e aos amantes da modalidade, é possibilitar-lhes condições de treino e garantir que a próxima edição da Volta a Portugal em bicicleta, tenha uma etapa com início ou fim na Nossa Terra, no Marco de Canaveses.
Os Marcoenses necessitam saber de V.ªs Ex.ªs;
Está este executivo em condições de o negociar por forma à sua concretização? A bem do MARCO NO DESPORTO!

4 – Portugal sagrou-se, no início deste mês, Campeão Europeu de Pesca Desportiva.
Integrava a comitiva Portuguesa um jovem Marcoense, Ricardo Sousa, que desta feita, ajudou Portugal a conseguir alcançar o título europeu. Ao Ricardo, a minha palavra de admiração.
Sendo o Marco de Canaveses, UM CONCELHO, DOIS RIOS, UM DESTINO TURISTICO.
Os Marcoenses necessitam saber de V.ªs Ex.ªs;
Verão, da parte deste executivo, os amantes desta modalidade uma aposta na criação de condições para treinos e competições, com a construção de uma pista de pesca desportiva de competição nos rios que nos banham?

5 – Tal como no país, a segunda modalidade desportiva com maior número de praticantes na Nossa Terra – Marco de Canaveses, é o futsal. Esta modalidade é essencialmente praticada em recintos fechados, pavilhões gimnodesportivos.
Em 1998 realizou-se em Marco de Canaveses, no pavilhão Bernardino Coutinho a 1.ª edição da Supertaça Nacional de futsal, na altura ainda designado futebol de cinco.
Em 2009 o mesmo pavilhão acolheu a realização da Supertaça Feminina em Hóquei Patins, modalidade esta também praticada por Associações Desportivas Marcoenses em recintos fechados, pavilhões gimnodesportivos.
Os Marcoenses necessitam saber de V.ªs Ex.ªs;
O Concelho vai ser dotado destes espaços devidamente equipados em locais onde ainda não existem, por forma a uma distribuição equitativa dos mesmos pelas populações que não os têm, que sirvam duas a três freguesias em simultâneo?

6 – Os Marcoenses necessitam saber de V.ªs Ex.ªs;
Vai este executivo apostar na formação desportiva em futebol e futsal, as duas modalidades mais praticadas no Concelho, celebrando com a Associação de Futebol do Porto protocolos de cooperação para a realização de cursos para árbitros, treinadores, massagistas e demais agentes desportivos no Marco de Canaveses, à semelhança do que acontece em Concelhos vizinhos?

7 – Aos Ex.mos Sr.s presidentes de Junta de Freguesia,
Procurem as Associações Desportivas sedeadas nas freguesias por V.ªs Ex.ªs dirigidas.
Estejam mais atentos e em sintonia com os seus órgãos sociais na elaboração de projectos desportivos vocacionados para os eleitores residentes e em especial para os jovens.
Se necessário, obriguem-nas apostar no desporto para os jovens, pois só assim conseguirão evitar a desertificação e deste modo o consequente fecho de escolas, demonstrando aos demais da necessidade de remodelação e electrificação da linha-férrea do Douro no troço entre Caíde e Marco de Canaveses.
Sejam exigentes para com os responsáveis pela pasta do Desporto.

8 – Para acalmar algumas almas e responder a uma pergunta já feita por V.ª Ex.ª, não procuro protagonismo, muito menos ser “boy for a job”!
Procuro e procurarei sim, que de uma vez por todas se assuma com frontalidade que o desporto em Marco de Canaveses está sem rumo, nem projecto concertado, faltando a ambição e a coragem do DESPORTO PARA TODOS NUM VERDADEIRO MARCO NO DESPORTO!

Que tenhamos um Bom Dia! Um Dia Positivo para o Desporto!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

REALIDADE NUA E CRUA!

O que é feito do Conselho Municipal do Desporto?


Sempre que encontro alguém com conhecimento da vivência desportiva no Concelho de Marco de Canaveses, a pergunta surge e a conversa flúi com naturalidade, infelizmente pelas piores razões.

Veja-se,
São Associações Desportivas a fechar portas e desistir das competições;

São Associações Desportivas a extinguir escalões de formação;

É o nome de Marco de Canaveses a ser falado negativamente a nível nacional, pelas precárias condições de trabalho existentes nas equipas que disputam campeonatos nacionais e humildemente recebem quinzenalmente na Nossa Terra Portugueses habituados a outras formas de trabalhar e organizar o desporto;

Lamentavelmente assistimos a jovens Marcoenses serem publicamente humilhados em campo, prejudicando seriamente o seu processo de aprendizagem e crescimento desportivo e social, quando são estes jovens os que menos contribuíram para o insucesso dos pseudo projectos de alguns pseudo competentes;

Temos as escolas municipais de desporto que entretêm alguns jovens uma vez por semana, pena que quando esses mesmos jovens chegam às associações desportivas já não lhes seja dada a mesma atenção pelos que criaram, fomentam e sustentam as aludidas escolas;

É ver os jovens às 6.ªs e sábados à noite de mini numa das mãos e cigarro na outra a deambular de bar em bar para entre um gole de mini e uma passa de cigarro “abafarem” uns quantos “shot’s” e acabarem numa qualquer esquina a cumprir as ordens naturais do organismo que rejeita o que está em excesso;

Perante tudo isto, subsistem uma quantas perguntas e desde logo;

Que é feito do Concelho Municipal do Desporto do Marco de Canaveses criado e empossado em 2006?

Que projectos municipais existem para estes jovens?

O que se pretende para Marco de Canaveses, desportivamente?

Quando vão alguns tirar a cabeça da areia e olhar de frente para os problemas desportivos graves que se vivem em Marco de Canaveses, ou serão utopias???

Utópico é olhar e não ver!

Ouvir e não escutar!

Respirar e não suspirar!

Sorrir e não rir!

Caminhar e não andar!

Saudar e não cumprimentar!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

AFINAL, QUAL A DENOMINAÇÃO????

UM MARCO DE DELIBERAÇÕES, OU???????”

A 10 de Dezembro de 2009, em reunião do executivo municipal, no ponto n.º 3 da acta lavrada pode ler-se “ALTERAÇÃO DA DENOMINAÇÃO DO ESTÁDIO AVELINO FERREIRA TORRES” que depois de votado pelos presentes foi “DELIBERADO POR UNANIMIDADE APROVAR A PROPOSTA DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALTERAR A DENOMINAÇÃO DO ESTÁDIO AVELINO FERREIRA TORRES, PARA ESTÁDIO MUNICIPAL DO MARCO DE CANAVESES”.
Acredito que tal alteração não tenha sido comunicada atempadamente a todos os órgãos de comunicação social bem como às federações e associações desportivas que daquele complexo desportivo usufruem, (apesar de já terem decorridos 9 meses). Senão vejamos;
A 05 de Setembro de 2010 iniciou-se o campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol do Porto. Campeonato este dividido em duas séries. A Associação Desportiva Marcoense que utiliza aquele complexo desportivo de forma regular é a ADMarco09. Esta associação disputa o campeonato referido, série 2, sendo desta a obrigação de comunicar à AFP qual o complexo que utilizará para disputa dos seus jogos como visitado.
Qual o meu espanto quando hoje, 06 de Setembro de 2010, a folhear jornais diários, vejo que o encontro referente à 1.ª jornada do aludido campeonato e que opôs as equipas ADMarco 09 e CD Sobrado se disputou no Estádio Avelino Ferreira Torres em Marco de Canaveses.
Pensei, é um erro de impressão ou interpretação destes profissionais da informação.
Contudo, não satisfeito com tal entendimento e para não cair em erro de julgamento, acedi ao site da AFP e visualizei o comunicado das nomeações dos árbitros para a 1.ª jornada do referido campeonato.
Ora, aqui sim o “erro” já tem de ser atribuído e assumido a e por alguém!
Neste comunicado da responsabilidade da entidade organizadora do mencionado campeonato e à qual as Associações Desportivas têm de comunicar os complexos desportivos onde realização os seus jogos enquanto visitados, pode ler-se que o estádio onde se disputaria o jogo ADMarco 09 e o CD Sobrado referente à 1.ª Jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão série 2, seria o ESTÁDIO AVELINO FERREIRA TORRES…
http://www.afporto.com/afporto/pdfs/arbitragem/outros/nomeacoes/nomeacoes_arbitragem_3_setembro_futebol.pdf
Será que a alteração terá ocorrido apenas para os residentes e eleitores em Marco de Canaveses?